A Together International (TI) é uma organização sem fins lucrativos que surgiu em 2020, como reação à situação de emergência humanitária internacional causada pela pandemia do COVID-19. Esta organização, que está sediada em três países (Holanda, Espanha e Portugal), baseia a sua atividade nos princípios da unidade, humanidade e universalidade, para desenvolver projetos nas áreas da: infância, educação, igualdade de género e ecologia, para alcançar o Objetivos de Desenvolvimento da Agenda 2030
No entanto, desde 23 de fevereiro de 2022, quando o presidente da Rússia, Vladimir Putin, decide reconhecer as províncias de Donetsk e Lugansk (região de Donbas) como estados independentes e transferir suas tropas para a Ucrânia, começa a invasão mais sangrenta na Ucrânia. Segunda Guerra Mundial. Apesar das sanções contra o Kremlin, o conflito já dura mais de um mês causando perda e destruição humana, além de um êxodo de refugiados ucranianos no continente europeu.
Por todas estas razões, atualmente o principal objetivo da TI é responder o mais rápido possível à situação de emergência humanitária que o povo ucraniano vive. Graças às caravanas de solidariedade que levam medicamentos, alimentos e roupas para a Ucrânia, a equipe de coordenação da TI conseguiu realizar uma avaliação de 4 centros de refugiados localizados perto da fronteira e nas principais cidades polonesas: Varsóvia e Cracóvia. Assistimos ao transbordamento dos centros ou “pontos de ajuda” para refugiados que fogem do conflito e é por isso que queremos realizar este programa de voluntariado internacional para poder apoiar esses centros, garantindo a segurança e a formação dos nossos voluntários e que , da mesma forma, alimentaria nosso programa de reassentamento de refugiados.
Principais objetivos:
Criar equipas de voluntários que possam ir apoiar os centros de refugiados que estão a funcionar na Polónia
Realocar famílias nos três países de atuação: Holanda, Portugal e Espanha (de mãos dadas com o sistema de proteção e asilo de cada país)
Por isso, vamos criar, formar e acompanhar equipas de voluntários internacionais que possam passar pelo menos uma semana num dos centros de acolhimento de refugiados que apoiamos.
Dentro dos países que fazem fronteira com a Ucrânia em solo europeu (Roménia, Moldávia ou Eslováquia) vamos para a Polónia pois, sendo um país seguro e com boas ligações, é aquele que recebeu até agora 60% dos refugiados ucranianos. Um dos centros que gerimos é o Centro Wolontariatu HOSiR (Centro de Voluntários) em Hrubieszów (Polónia), a 5 km da fronteira com a Ucrânia, onde temos contacto direto com os coordenadores e já existem voluntários de todo o mundo. Você pode ver mais aqui:
O dilema dos refugiados: fique perto da Ucrânia ou imagine uma nova vida longe | Internacional | O PAÍS (elpais.com)
Em relação ao cronograma do programa, queremos iniciá-lo o quanto antes e continuar com uma previsão de 5 meses à frente, até setembro. Tudo isso mudará dependendo da realidade variável do conflito.
Qual é o perfil dos nossos voluntários?
Principalmente pessoas com muita vontade de contribuir, empatia e consciência da situação excepcional que estamos enfrentando
Você deve ter uma disponibilidade de pelo menos uma semana para poder participar do programa
Seja maior de idade
Você deve ser capaz de se comunicar em inglês, o suficiente para ser entendido com outra pessoa, embora o conhecimento de polonês, russo ou ucraniano seja um trunfo
Qualquer profissão pode ajudar, embora o perfil de: psicólogos, tradutores, pedagogos, médicos, enfermeiros e educadores seja muito interessante
A experiência anterior em voluntariado será valorizada, embora não seja necessário
Quais são as condições de participação no programa?
Centros fornecerão hospedagem e alimentação gratuitas
A TI planeja e coordena a viagem e acompanha a equipe em todos os momentos
A TI fornecerá treinamento prévio a todos os voluntários e apoiará a equipe em campo em todos os momentos
Os voluntários serão sempre acompanhados pela sua equipa, que se reunirão antes da partida
O voluntário terá que arcar com o custo de sua viagem de ida e volta, embora estejamos buscando financiamento para reduzir ao máximo esses custos.
Que tipo de tarefas ou atividades precisaremos que nossas equipes de voluntários internacionais realizem?
Ajudar o centro a cuidar dos refugiados que ali residem, em todo o tipo de tarefas diárias (cuidado das crianças, assistência psicológica aos refugiados, cozinha, limpeza, turnos de acolhimento, etc.)
Atender os refugiados que chegam aos centros e informar o TI de pessoas que precisam de realocação nos países onde operamos: Holanda, Espanha e Portugal
Apoiar as necessidades que surgem ao longo do caminho
Se você estiver interessado em participar e fazer parte de nossas maravilhosas equipes, preencha o formulário a seguir e para qualquer dúvida ou preocupação, entre em contato:
Clique aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScARwZK0v5lQmRtCWWOsJfZrlJiFJkW92-FmcsRJgXvrUmI0A/viewform
refugiados.togetherinternational@gmail.com
Ou por telefone para nossos coordenadores:
Portugal (Claudia): +351 964634497
Holanda (Harley): +31 622517746
Espanha: (Carmen) +34 670513630