Programa de Voluntariado Internacional

A 24 de fevereiro de 2022, o Presidente russo Vladimir Putin ordenou a invasão do leste da Ucrânia, com bombardeamentos de forma generalizada na região e posteriormente alargados a todo o território incluindo edifícios militares e civis.
O Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy declarou a lei marcial em todo o país e as sirenes de alerta soaram e passaram a serem ouvidas em todo o país. A invasão tem vindo a receber ampla e eficaz condenação da Comunidade Internacional incluindo intensas sanções impostas à Rússia, que deu origem a uma grave crise financeira e económica no país com preocupantes reflexos económicos e sociais em todo o mundo.
De acordo com a UNHCR – United Nations High Commissioner for Refugees, quase 4.2 milhões de pessoas atravessaram as fronteiras dos países vizinhos, saindo da Ucrânia desde que começou a guerra e existem 6.5 milhões de deslocados, de acordo com as Nações Unidas, só na Polónia estarão 2.5 milhões. Não se assistia a um êxodo destas proporções desde a II Guerra Mundial. As Autoridades Nacionais, as ONG´s – Organizações Não Governamentais, as Agências das Nações Unidas e os Parceiros Humanitários continuam a desenvolver esforços e apoios assistenciais.
Neste sentido e de acordo com os princípios da Together International levou a Together Internatinal Portugal a elaborar, coordenar e projetar a 1ª Missão Ucrânia, com a intenção de responder a uma missão de assistência humanitária internacional, no dia 11 de março de 2022 foi projetada uma Task Force composta por 4 elementos: Dr. Ricardo Bordón, Dra. Catarina Resende, Dra. Amélia Vasconcelos, Dra. Maria do Carmo, tendo regressado no dia 01 de abril de 2022. A esta equipa endereçamos os Agradecimentos pelo trabalho voluntário prestado, e pelo prestígio do bom nome da Together Portugal.
A Ajuda não parou por aí e foi dado a continuidade, com equipas da Together Holanda e Together Espanha que continuam a estar presentes no terreno. Na sequência desta missão foi apresentada uma candidatura a um projeto de financiamento em parceria, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido.
Devido às inúmeras solicitações de interesse e pedidos de pessoas a quererem ir voluntariamente ajudar nas fronteiras os refugiados ucranianos, a Together International elaborou um Programa de Voluntariado Internacional com uma Plataforma para inscrições, disponível em três línguas: Inglês/ Espanhol / Português.
Esta plataforma tem o objetivo de informar e disponibilizar mecanismos de aproximação entre os Voluntários/as e o trabalho no terreno, criando uma programação e orientações. Funciona através de uma inscrição e uma série de passos até a escolha de datas prováveis para a partida.
Cada equipa poderá permanecer cerca de uma ou duas semanas, com viagem a cargo do voluntário e alojamento, alimentação e seguros pagos pelo Programa. Podem existir equipas mistas de vários países. A Together Portugal está inserida neste programa, para se inscrever
Apesar de todas as dificuldades financeiras que são uma barreira a todas as Organizações e atividades, continuamos a trabalhar em prol dos que mais necessitam, seja na nossa cidade, no nosso país, no mundo…
Estamos sempre Together!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *