Foi submetido pela Direção da Together International Portugal, uma candidatura no âmbito Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento de ONGD, promovida pelo Instituto Camões – Instituto de Cooperação da LP.
O projeto candidato apresenta-se como: “Empoderar as comunidades para prevenção e cuidados da diabetes: Uma abordagem integral e sustentável em Bissau”.
Este projeto pretende contribuir para a implantação de um sistema multidisciplinar forte, com efeitos multiplicadores, de gestão integrada da DM (diabetes mellitus 1, 2 e gestacional), para um ganho em saúde sustentável e com impacto futuro na sociedade na Guiné-Bissau.
O projeto conta com um grupo de parceiros locais e internacionais que já estabeleceram laços de trabalho no terreno. Temos como parceiros locais o Ministério da Saúde (Departamento Doenças Não Transmissíveis), a Associação Nacional Defensora dos Diabéticos (ANDD) da Guiné-Bissau e respetiva Clínica Nacional da Diabetes (CND) e a ABIPTOM, empresa de tecnologias de informação. No que diz respeito aos parceiros internacionais já no terreno contamos com o apoio da Universidade de Coimbra (UC), a Fundação José Manuel In-Uba e por fim, a – AIFO – Associazione Italiana Amici di Raoul Follereau.