No âmbito das Jornadas de Saúde Sexual e Reprodutiva, decorre o 1º Concurso de e posters com o tema: “Sexualidade e Longevidade”.
Como presidente do júri apresentamos a Dra. Carla Rodrigues:
– Assistente Graduada de Ginecologia e Obstetrícia do CHUC, com uma vasta experiência em Sexologia Clínica e pós graduada em Sexologia e Terapia Sexual pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, com competência nesta área pela Ordem dos Médicos.
– Com uma clara compreensão no tratamento de questões relacionadas à saúde sexual, sendo aluna do 1º Programa Doutoral em Sexualidade Humana da Universidade do Porto, com o tema de investigação “Funcionamento Sexual em Mulheres com Cancro de Mama”, destaca-se na procura de conhecimento científico relevante para a prática clínica.
– Como Coordenadora do Núcleo de Medicina Sexual da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e com uma atividade assistencial na área da – — Contracepção e Sexologia no Serviço de Ginecologia do CHUC, prova o seu compromisso em promover a qualidade de vida e o bem-estar sexual dos seus pacientes.
– Atualmente tambem colabora na Unidade de Reconstrução Génito-Urinária e Sexual URGUS, unidade diferenciada no atendimento a transexuais e reconstrução genital, onde demonstra a sua sensibilidade e competência em cuidar de populações com necessidades específicas.
Como elemento do júri apresentamos o Dr. Fabrício Oliveira:
– Possui uma formação académica impressionante, incluindo ser Psicólogo exclusivo de Pessoas Idosas e Mestre em Gerontologia, que lhe permite compreender as complexidades e os desafios relacionados à saúde mental e ao bem-estar das pessoas com mais idade.
– A sua dedicação à causa do envelhecimento é evidente através de seu papel como Professor de Pós-Graduação, Palestrante e Pesquisador na área do Envelhecimento, fornecendo informações atualizadas e partilhando conhecimentos com os profissionais e a comunidade em geral.
– É autor do livro “Sexualidade e Longevidade: A Essência da Maturidade”, no qual demonstra o seu compromisso em explorar e discutir de forma aberta e sensível a relevância da sexualidade e da longevidade.
Como segundo elemento do júri apresentamos o Dr. José Carreira:
– Atualmente a frequentar o doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento, possui uma vasta formação, incluindo um Mestrado em Atención a Personas com Enfermedad de Alzheimer y Otras Demencias, especializações em Gestão das Organizações Sociais, Direito do Envelhecimento e licenciaturas em Português e História.
– Exerce atualmente o cargo de Presidente das Obras Sociais de Viseu, Diretor da Revista Envelhecer e Coordenador do Centro Apoio Alzheimer Viseu.
– A sua liderança nestas instituições reflete o seu compromisso em promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas mais velhas, bem como disseminar conhecimentos relevantes sobre o envelhecimento.
– Como Co-fundador do Movimento Ibero Americano Stop Idadismo onde é Presidente e dirigente da Associação Nacional Interdisciplinar da Economia Social, demonstra o seu compromisso na criação de uma sociedade mais inclusiva e justa, lutando contra o preconceito relacionado à idade e promovendo o respeito à diversidade.
Como terceiro elemento do júri apresentamos a Dra. Lisandra Salas Diaz:
– Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar, em funções na UCSP Odemira, na região do Alentejo Litoral.
– A sua experiência destaca-se pela na sua capacidade de proporcionar um cuidado abrangente e holístico dos seus pacientes, compreendendo a importância do contexto familiar e social no tratamento e prevenção de doenças.
– O seu conhecimento permitirá avaliar os trabalhos dos e-posteres na vertente clínica e os emquadrar com perspectivas importantes nas questões de saúde e no impacto da vida sexual na longevidade.
Como quarto elemento do júri apresentamos o enfermeiro Hélder Lourenço:
– Com uma trajetória profissional impresionante nas áreas de Saúde Mental e Psiquiatria, bem como na Sexologia Clínica onde exerce no Centro Hospitalar Tondela Viseu a sua Consulta de apoio a esta area, revela o seu compromisso em cuidar da saúde mental com sensibilidade e compreensão.
– A sua experiência clínica e de conhecimento nas áreas relacionadas permitem uma avaliação abrangente dos trabalhos submetidos, considerando aspectos clínicos, psicológicos e sociais.