EMPODERAR AS COMUNIDADES PARA PREVENÇÃO E CUIDADOS DA DIABETES: UMA ABORDAGEM INTEGRAL E SUSTENTÁVEL EM BISSAU

O projeto visa contribuir para a melhoria da saúde da população do Sector Autónomo de Bissau (SAB), particularmente dos grupos mais vulneráveis, incluindo mulheres, adolescentes, crianças e pessoas com deficiência. A diabetes é uma das principais causas de morbilidade e mortalidade no país, com fortes impactos negativos na produtividade e no bem-estar da população.

Objetivo Geral: Contribuir para a implantação de um sistema forte, multidisciplinar, com efeitos multiplicadores, de gestão integrada da DM (que inclui a diabetes mellitus 1 (DM1), 2 (DM2) e gestacional) para uma durabilidade sustentável e com impacto futuro na sociedade da Guiné-Bissau.

Objetivo específico: Ativar serviços sustentáveis de atendimento integrado para as ç pessoas com DM, no Sector Autónomo de Bissau: na Clínica Nacional da Diabetes (CND), no Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM) e no Hospital Militar (HM).

Principais atividades:
1 – Sensibilização e formação sobre diabetes e nutrição, alimentação saudável e estilo de vida sano dirigidas as categorias mais vulneráveis da área de Bissau;
2 – Criar uma plataforma de questionários simples via telemedicina, através do uso de números curtos, que será usada até pelos telefones mais simples, para identificação de pessoas em alto risco de desenvolver a diabetes, uma forma inovadora para abordar uma população mais alargada. Esta plataforma permitirá de criar uma base de dados de pessoas com diabetes para poderem ser acompanhados regularmente;
3- Formação de técnicos de saúde na diabetes e na nutrição.

Beneficiários diretos: População do SAB, em particular pessoas vulneráveis, como mulheres grávidas, adolescentes, crianças e pessoas com deficiência; médicos e enfermeiros/técnicos de saúde que devem receber formação sobre a diabetes e suas complicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *